quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Livro sobre a SSVP e o Congresso Nacional acaba de ser lançado

O confrade Renato Lima de Oliveira, Vice-presidente Territorial Internacional da SSVP para a América do Sul (América 3), acaba de lançar seu terceiro livro, intitulado "Os Vicentinos e o Parlamento Brasileiro".

Renato é autor de outros dois livros de leituras espirituais para reuniões de Conferências e Conselhos: “Crônicas Vicentinas” (2007) e “Outras Crônicas Vicentinas” (2010).

A nova publicação é uma fonte de pesquisa para quem estuda as relações institucionais da entidade com mundo político brasileiro.

A publicação, de 48 páginas, reúne discursos proferidos por deputados federais e senadores sobre a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no período compreendido entre 1957 e 2010. A capa do livro traz a imagem do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

Foi investigando os discursos que o autor descobriu que em 1963 o então deputado Elias Carmo fundou a Conferência São Tomás More, dentro da Câmara dos Deputados, formada por parlamentares e funcionários da Casa. O livro é, inclusive, dedicado ao ex-parlamentar por seu ideal visionário.

O ponto alto no relacionamento entre os Vicentinos e os Poderes da República no Brasil ocorreu em 2007, quando em 30 de outubro, foi sancionada a Lei nº 11.536, que criou o DIA NACIONAL DOS VICENTINOS, a ser comemorado no dia 27 de setembro (data litúrgica de São Vicente de Paulo) de cada ano. Os Vicentinos atuaram ativamente nos corredores do Congresso Nacional para verem o Projeto de Lei ser transformado em Lei.

O livro está sendo distribuído gratuitamente, pois o confrade Renato conseguiu quatro patrocinadores vicentinos que arcaram com os custos gráficos. Para envio do livro para outros estados, será cobrada apenas a despesa dos Correios. Pedidos: renatolima1970@uol.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário